quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pare para Refletir


A gente aprende, desde pequeninos, que o trabalho é o nosso meio de subsistência. Certo, isso é fato, seja ele lícito ou ilícito; legítimo ou ilegítimo. Mas, para construirmos um arcabouço de preparação as energias despendidas são e muitas e, na velocidade do mundo capitalista e globalizado, não conseguimos parar para refletir.

O telefone celular e o microcomputador são partes inerentes da maioria da população ativa. A internet, então, fortíssima aliada, indispensabilíssima e sem a qual eu não estaria podendo expressar-me agora desta forma, aberta e global. O dia até parece que não tem mais 24hs porque se às 8:00hs estamos de pé, às 18:00hs paramos, uma vez que, quase todas as transações nos estabelecimentos públicos e privados param neste horário e quando percebemos não fizemos tudo, tal qual estava planejado e acumulamos pra o outro dia.

E assim vai... corre para lá e corre para cá, viaja para o Norte, volta para o Nordeste com data marcada para ir à Capital Federal em decorrência de um chamado de urgência. É bem comum, quando passa dos 18 anos, a expressão "Nossa, como o tempo está passando rápido", ser ouvida e expressada. Mas não, não é o tempo que passa rápido, são os negócios laborais que consomem a nossa atenção pra o mesmo.

Não há tempo ou quando tem não é suficiente pra saúde, filhos, família, orações, amigos. "Mas é o trabalho, tenho que trabalhar pra sustentar uma família, pra dirimir conflitos sociais, pra salvar vidas, pra cuidar da saúde de quem precisa." - "Mas, e a sua saúde, e a sua vida e você, ou melhor eu, nós?"

É bem verdade que o tempo só vai passar a andar devagar quando estivermos na Terceira Idade, aposentados, com a saúde fragilizada porque não teve a devida atenção quando clamava por socorro. Quando olharmos para o lado e vermos que os nossos filhos estarão no mesmo ritmo que estávamos há alguns anos. Quando dermos conta de que o nosso cônjuge já se foi por carência procurar um outro "bem".

Mas calma, se você ainda estiver começando ou estiver a mil por hora sem tempo nem para diregir o alimento como é para ser, ainda há como consertar: PARE PARA REFLETIR. Há tempo para tudo, só é saber sermos administradores, ainda que leigos.

Raissa P. Palitot Remígio.

Nenhum comentário: