domingo, 18 de abril de 2010

No Bunker de Hitler

      Escrito por um alemão, Joachim Fest, No bunker de Hitler é uma obra muito bem escrita com boas fontes bibliográficas e testemunhais sobre os últimos dias do Fuhrer num local construído pelo arquiteto Albert Speer, em 1945, que fica a 10 mestros abaixo do solo e está situado nos fundos da Chancelaria.  Assim pensou Hitler na construção deste local para poder ter proteção dos ataques soviéticos aéreos.

     O mais interessante ao ler o livro é como o autor consegue nos transportar ao local e ao tempo dos acontecimentos. De fato, é como se estivéssemos enxergando por uma visão panorâmica porque muitos detalhes são narrados, inclusive com ilustrações sobre o próprio bunker, como também dos personagens da história.

    Segundo a inferência do autor com base em outros estudos sobre a Segunda Grande e outros fatos concatenados, HItler não foi uma catástrofe do III Reich, mas sim, uma conseguência, pois o povo Alemão estava já esperando uma pessoa tão audiciosa, não tanto quanto Hitler, mas que levantasse a esperança da Nação e reerguesse a vontade de tornar a Alemanha uma potência mundial. Isto devido aos imperados antecessores do Fuhrer como exemplo, Bismarck.

   Várias passagens chamaram a minha atenção como a ânsia de Hilter em acumular fortunas e destruir, a ordem dele em acabar com todas as instalações que existiam para sobrevivência com o propósito de os inimigos encontrarem uma Alemanha destruída, o quinquagésimo sexto aniversário dele na Chancelaria onde todos percebiam a sua aparência diversa do verdadeiro Hitler quando em cima de palanques etc.

    O desfecho do livro conta como foi a decisão de morte do Fuhrer e sua esposa Eva Braun que não foi de pronto anunciada, a persistência da resistência do exército alemão e a resistência à capitulação, até a invasão do bunker pelos soviéticos e a efêmera visita de Winston Churchill à Chacelaria e ao bunker. Neste último ele não conseguiu entrar quando, ao descer várias escadas, soube que ainda tinham mais dois lances para poder entrar no recinto. Deu meia-volta porque

                                       "Churchill não tinha sido feito para uma existência reclusa muitos metros sob a terra e também não demonstrou o mínimo interesse em saber com havia sido lá."

     Enfim, ler este livro nos traz mais conhecimento sobre a Segunda Guerra e Hitler, dois marcos na história do mundo.

    Ah, Hitler tinha outras obsessões: bolo e chocolate! É, de humano ele ainda tinha um pouco. Ou não?

RECOMENDO A LEITURA.